Um evento de adoção promete dar uma nova vida para animais que ficaram dias sem comer presos à lama de rejeitos da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.
A Barragem do Fundão se rompeu em 5 de novembro, despejando 50 milhões de metros cúbicos de lama e rejeitos que arrasaram o subdistrito de Bento Rodrigues e comunidades de Mariana e Barra Longa. Na tragédia, 19 pessoas morreram.
Foram retirados da lama cães, gatos, galinhas, patos, porcos, gansos, vacas e cavalos. Todos foram levados para um espaço chamado de Centro de Recolhimento e Assistência aos Animais (CRA I), um galpão de 700 metros quadrados e área externa de aproximadamente 7,8 mil metros quadrados. O local foi adaptado com baias, telas, camas, hospital, maternidade e farmácia. Já os animais de grande porte foram transferidos para uma fazenda da região.
Serão colocados para adoção aproximadamente 100 cães e gatos, tratados pelos veterinários voluntários. Todos estão em boas condições de saúde, foram vacinados, vermifugados e michochipados. Além disso, foram cadastrados. Os interessados terão que levar documento oficial com foto e comprovante de residência. Candidatos vão passar por entrevista com uma equipe especializada em proteção animal e assinar um termo concordando em receber a visita de um veterinário.
Os moradores podem conhecer cada animal disponível e saber mais informações sobre o evento no site amigomudatudo. Os animais de grande porte estão em uma fazenda de Mariana. Alguns deles foram reconhecidos pelos donos e voltaram para casa.
A adoção é uma iniciativa da Samarco e ONGs que participam desde o início da assistência aos animais. Entre elas estão: Associação Lafaietense de Proteção aos Animais (ALPA) - Lafaiete (MG); Associação das Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados (Ampara) - São Paulo (SP); Associação Ouropretana de Proteção Animal (AOPA) - Ouro Preto (MG); Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) - São Paulo (SP); Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA) - Ouro Preto (MG): ONG Proteger – Contagem (MG); Movimento Mineiro de Direito dos Animais (MMDA) – Belo Horizonte; e Vida Animal – Itabirito (MG)..