Megaoperação da PM tem 605 pessoas detidas em Minas Gerais

As ações, chamadas de Alferes Tiradentes, começaram na quinta-feira e terminaram na manhã desta sexta-feira, em todos os 853 municípios mineiros

João Henrique do Vale

A ação apreendeu 32 bananas de dinamite em Curvelo - Foto: Polícia Militar / Divulgação


Uma megaoperação da Polícia Militar (PM) para combater a criminalidade em Minas Gerais terminou com mais de 605 pessoas detidas em 24 horas. As ações, chamadas de Alferes Tiradentes, começaram na quinta-feira e terminaram na manhã desta sexta-feira. Elas ocorreram em todos os 853 municípios mineiros. Drogas, armas e pedras semipreciosas foram apreendidas.

Na operação, os militares abordaram 28.452 pessoas. Destas, 605, entre adultos e adolescente, foram detidos. Foram apreendidos 17,5 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, mais de 1.091 unidades de munição de diversos calibres, 2.955 pedras semipreciosas, 135 armas de fogo e 54 armas brancas. “Não foi um acumulado grande de droga apreendido.
Como a ação ocorreu em vários lugares, muitos pequenos distribuidores e pontos de tráfico foram afetados”, explicou o capitão Flávio Santiago, chefe da sala de imprensa da PM.

As ações incuíram blitz em rodovias e dentro das cidades. Ao todo, 30.028 veículos foram abordados. Destes, 763 foram removidos por irregularidades. Foram lavrados 3 mil autos de infração de trânsito.

Entre as ocorrências de destaque no estado está a apreensão de 32 bananas de dinamite, na comunidade de Cardoso, em Berilo, cidade a 537 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale Jequintinha.

Na Região Central, nas cidades de Itabira, São Gonçalo de Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Ipoema e Ferros foram apreendidas 15 armas, muitas delas espingardas, além de 112 cartuchos carregados. O objetivo da ação é cumprir mandados de busca, apreensão e prisão, fazer abordagens a veículos e pedestres, promover batidas policiais e combate ao tráfico de armas e drogas.

Segundo a polícia, na ação realizada nas cidades de Tiros e Carmo do Paranaíba, no Alto Paranaíba, foram apreendidos 1.960 maços de cigarros, resultado de descaminho, três redes de pesca, 11 pássaros da fauna silvestre, 457 pedras de diamante e 2.955 pedras semipreciosas – provenientes de extração ilegal -, e uma espingarda de pressão. Quatro pessoas foram detidas.

.