De acordo com a Polícia Militar (PM), o caso aconteceu pouco depois da meia-noite. O policial estava à paisana, acompanhado da mulher, quando três homens se aproximaram e anunciaram o assalto. Ele entregou a carteira, chave do carro e celular. Outro casal que estava no ponto turístico foi rendido pelos bandidos e obrigado a entregar os pertences.
Em determinado momento, o homem que estava armado, dando cobertura aos outros dois, desconfiou que a vítima estava armada e perguntou se ele era policial. Conforme a PM, o militar disse que se identificou e o assaltante atirou na direção dele.
O policial ligou para o 190 e também chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O assaltante chegou a ser socorrido no Hospital Odilon Behrens, Região Noroeste de BH, mas morreu. Ele não foi identificado.
O helicóptero da polícia sobrevoou a área do crime, mas os outros dois assaltantes não foram encontrados. Ainda segundo a PM, dois carros foram recolhidos. Um deles estava estacionado atrás do veículo do policial, com a chave na ignição, mas vazio. O veículo tem queixa de roubo do dia 21 d e março, no Bairro Cachoeirinha. O outro carro encontrado na região é um Peugeot clonado. O revólver usado pelo militar, que pertence à corporação, foi recolhido. O caso foi repassado à Polícia Civil. .