O crime aconteceu por volta das 22h30. As três vítimas relataram à Polícia Militar (PM) que estavam no portão da casa quando chegaram dois homens armados, anunciando o assalto. Todos foram obrigados a entrar no imóvel.
O trio ficou no local por aproximadamente uma hora. Eles pegaram pertences pessoais das vítimas e da casa e colocaram em um Cruze, placas OQF-1899, que pertence ao investigador. No veículo, eles encontraram a arma do policial e começaram a questioná-lo. Depois, fugiram. Buscas foram feitas na região, mas nenhum dos criminosos foi encontrado.
A ousadia dos criminosos ilustra o aumento da violência em Belo Horizonte. Somente no primeiro bimestre, foi registrado um aumento de 40,6% no número de roubos na capital mineira em relação ao mesmo período do ano passado. A média é de um roubo a cada 10 minutos na capital mineira. Alta também foi vista na extorsão mediante a sequestro em BH. As ocorrências subiram 166,6%.
Em Minas Gerais, foi registrado um aumento de 32,1% em relação ao mesmo período de 2015. As polícias Civil e Militar registraram 21.808 assaltos, o que corresponde um crime desta modalidade a cada quatro minutos no estado.