Moradores dos municípios de Mirabela, Brasília de Minas e Coração de Jesus, no Norte de Minas, estão recebendo vacinação contra a febre amarela.
Os técnicos de referência na vigilância de epizootias (doenças em animais) da SES realizam trabalho de campo nos três municípios desde 28 de março e vão permanecer na região até a próxima sexta-feira.Conforme a secretaria, está sendo feita a coleta de amostras do mosquito e de animais mortos (vísceras e sangue). O material deverá transportado em botijão de nitrogênio para Belo Horizonte, onde será entregue à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que vai providenciar a remessa ao Instituto Evandro Chagas (no Pará) – responsável pelos exames laboratoriais, a fim de investigar a possivel presença do virus causador da febre.
A SES justifica que a intensificação da vacinação em locais onde há registro da morte de macacos é uma das “medidas preventivas e protetivas recomendadas pelos programas nacional e estadual de Prevenção e Controle da Febre Amarela”. Uma medida é a conscientização da população sobre as medidas de controle e prevenção da doença. “É muito importante que a população atualize seu cartão de vacinação, ouça com atenção as informações relevantes repassadas pelos profissionais de saúde e da zoonoses de seu município, informe às zoonoses sobre macacos mortos e/ou doentes em suas propriedades e, caso apresente febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náuseas, vômitos e prostração, procure o serviço de saúde”, diz a pasta.
A mortandade dos macados (da espécie guariba) iniciou há cerca de 20 dias, na localidade de Água Limpa, situada na Região do Córrego Riachão, na divisa dos municípios de Coração de Jesus e Mirabela. Não foi divulgado quantos animais morreram.
De acordo com Dayane, até esta quarta-feira, foram vacinados em torno de 700 moradores, das comunidades rurais de Água Limpa, Riachão, Riacho das Pedras e Taboquinha (1 e 2). A ação preventiva vai se estender a outros locais da zona rural como os distritos de Muquém e São Bento e as comunidades de Laranjeiras e Santa Cruz. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Coração de Jesus, a vacinação contra a febre amarela está sendo feita em comunidades rurais do município proximas ao Riachão, como Alvação e Esporas. Já a Secretaria de Saúde de Brasilia de Minas informou que a imunização contra a febre amarela está sendo feita na região rural do município conhecida como Santa Teresa do Norte, também situada na área do Riachão.
SURTOS Os últimos surtos de febre amarela registrados em Minas Gerais ocorreram em 2001 e no final de 2002 e inicio de 2003, em regiões distintas. Conforme dados dados da Secretaria de Estado de Saúde, a primeira epidemia, em 2001, ocorreu na Região do Centro-Oeste mineiro, onde foram confirmados 32 casos; e a segunda (2002/2003), no Vale do Jequitihhonha (municípios de Serro e Alvorada de Minas), com a confirmação de 64 casos. Ainda conforme a SES, o último caso humano de febre amarela no estado ocorreu em 2009, no município de Ubá (Zona da Mata)..