Imagens da câmera de segurança registram momenro do roubo - Foto: Circuito interno/Reprodução
Passageiros do Move Metropolitano viveram momentos de pânico no começo da tarde desta quinta-feira, quando foram abordados por um assaltante com uma submetralhadora no interior de uma estação na Pampulha. O criminoso roubou os smartphones de dois usuários do serviço de transporte, o estudante G.F.M., de 22 anos, e A.M.J., de 18. Depois do ataque, ele embarcou na própria estação em um ônibus com destino a Santa Luzia.
No fim da tarde, militares do Tático Móvel do 36º Batalhão da PM apreenderam uma arma idêntica à usada no crime, com um adolescente de 17 anos, que à noite foi reconhecido pelas vítimas como autor do crime. De acordo com o sargento Alexsandri Rodrigues, militares faziam patrulhamento próximos à quadra do Morro Alto, na Avenida Existente, quando o menor percebeu e tentou fugir.
Submetralhadora foi apreendida com adolescente - Foto: PMMG/Divulgação"Ele saiu correndo ao perceber a viatura policial. Foi montado um cerco e ele jogou fora uma mochila de cor escura. No interior dela estava a submetralhadora artesanal com 20 cartuchos intactos. O adolescente negou que tenha praticado o roubo na estação e não deu detalhes sobre a arma", explicou o sargento. O menor foi levado para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia/BH).
O assalto ocorreu às 12h55, conforme se vê nas imagens da câmera de segurança da Estação Santa Rosa, na Avenida Antônio Carlos, altura do número 7.900, no Bairro São Luiz.
O ladrão entra na estação com uma mochila, de onde tira a submetralhadora. Audacioso, ele determina que um dos estudantes segure a mochila e coloque nela seu smartphone. Havia outras duas pessoas na estação, mas o criminoso roubou o aparelho de telefone do outro jovem e entrou no primeiro ônibus que parou.
Em nota, a Subsecretaria de Regulamentação de Transportes, ligada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), informou que por força de contrato a segurança das estações é feita por profissionais contratados pelas concessionárias. Eles são orientados a não reagir a assaltos à mão armada e passar as ocorrências, bem como imagens do circuito interno de TV, para a Polícia Militar e Guarda Municipal. "Todos os procedimentos padrão foram seguidos após o assalto ocorrido na Estação Santa Rosa, o que possibilitou a identificação e prisão do criminoso", concluiu.
.