Já está disponível na plataforma iOS o aplicativo Cachoeiras Estrada Real, um guia digital desenvolvido por dois moradores de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, que traz a localização georreferenciada de mais de 180 cachoeiras ao longo do caminho velho da Estrada Real. Antes, o programa só podia ser acessado por usuários de celulares da plataforma Android, mas agora também permite o acesso para quem usa modelos iPhone.
Leia Mais
Elevada a Monumento Nacional, Estrada Real é caminho dos peregrinosCorpo de jovem que morreu ao cair de cachoeira será enterrado no Norte de MinasPesquisadores buscam minas de ouro no Centro-Oeste de Minas ONG trabalha para viabilizar trem turístico na Zona da MataA empresa de base tecnológica passou por uma incubação na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e hoje é realidade no segmento de ecoturismo. A ferramenta traz uma produção audiovisual dos pontos mapeados, como imagens de drones e de câmeras subaquáticas. Como as cachoeiras são georreferenciadas, é possível seguir rotas com o sinal GPS do telefone, sem a necessidade de usar a conexão via internet do celular, o que garante o funcionamento mesmo em pontos sem sinal 3G ou 4G.
Rafael Cipriani conta ainda que a intenção é aumentar a interatividade do usuário com o aplicativo. "Vamos trabalhar para que o usuário possa gravar sua própria trilha em seu perfil, com possibilidade de compartilhamento e exportação para arquivos em KML, para que possam também ser usadas em GPS externos. Também vamos trabalhar a interatividade no sentido de criar feed de notícias para acompanhar e seguir seus amigos que também estejam também conectados ao aplicativo" , acrescenta.
Para baixar o programa, basta pegar os celulares e visitar a App Store ou a Google Play e procurar por Cachoeiras Estrada Real. Depois, é necessário fazer um rápido cadastro, antes de clicar em uma das 22 localidades disponíveis nos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro e navegar pelos mapas das cachoeiras. É importante baixar antes o mapa da cachoeira com acesso à internet, para que depois as informações já estejam disponíveis para navegação via GPS.
Em Carrancas, por exemplo, no Sul de Minas, estão disponíveis as cachoeiras da Zilda, Esmeralda, Fumaça, Tira Prosa, entre outras. Na Serra do Cipó, que também aparece no pacote, destacam-se a Cachoeira Grande, Ladainha, Andorinhas, Gavião, além de outras possibilidades.