Polícia de Meio Ambiente apreende armas em Itabira

Operação policial visa a preservação de áreas verdes e combate à caça e pesca ilegal

Estado de Minas
Armas de cano e cartuchos intactos foram apreendidos - Foto: PMMG/Divulgação
Operação de militares da Polícia de Meio Ambiente na Região Central de Minas já soma a apreensão de 13 armas longas usadas por caçadores. Somente nesta quinta-feira seis espingardas foram recolhidas na zona rural em Itabira e Santa Maria do Itabira. Três homens foram presos, dois deles autuados em flagrante.

De acordo com o tenente Wellington Caldeira, comandante da Polícia de Meio Ambiente na área de Itabira, desde a terça-feira vem sendo realizada a Operação de Combate ao Desmate Bioma da Mata Atlântica, que também tem como alvo a caça de animais silvestres. A ação termina nesta sexta-feira.

O objetivo inicial é evitar o desmatamento em propriedades rurais. “Temos autuado pessoas que fazem queimadas, colocando em risco grandes áreas verdes, como o Pico do Itambé. Dentro da ação, também checamos suspeitas de pessoas envolvidas com a caça e pesca ilegal”, explicou Caldeira.

Nesta quinta-feira foram localizadas seis armas e 32 cartuchos intactos em três investidas dos militares em Itabira e Santa Maria. Também foram recolhidos dois pássaros da fauna silvestre em cativeiro, tarrafa, redes e quatro armadilhas. Três homens foram detidos, dois deles presos em flagrante por posse ilegal de armas, conforme previsto na Lei 10.826/03 (Lei do Desarmamento).
O terceiro foi liberado, pois tinha registro da arma, embora estivesse vencido..