Pela proposta, carros, ônibus, caminhões e demais veículos aguardariam a vez atrás de uma faixa de retenção (veja arte). A ideia é que as motos larguem na frente quando os sinais forem abertos, evitando disputa de espaços e ultrapassagens perigosas com o restante da frota. A BHTrans ainda não definiu o tamanho necessário para os boxes, mas o projeto-piloto deverá ser implantado na Cristiano Machado.
Quem explica o motivo é Célio Freitas, diretor de Planejamento da BHTrans: “É a via campeã de acidentes de trânsito”. O último levantamento do Batalhão de Trânsito da Polícia Miliar, de 2014, registrou 1.681 ocorrências na avenida batizada em homenagem ao prefeito da capital na gestão 1926-1929. Em seguida, aparecem a Amazonas, com 1.614 registros, e a Contorno, com 1.116. Vale lembrar que o balanço da PM inclui todos os tipos de veículos.
Já dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) revelam que a maioria dos acidentados no trânsito e que dão entrada no João XXIII, maior pronto-socorro do estado, são motociclistas ou garupas. No primeiro trimestre de 2016, 1.568 homens e mulheres foram socorridos na principal instituição mineira de urgência e emergência.
O número é 65% superior aos acidentados em carros, caminhonetes, ônibus e caminhões: 952 pessoas. De janeiro a dezembro do ano passado, 6.666 ocupantes de motos foram socorridos no HPS, quantidade 80% maior do que os 3.709 motoristas e passageiros que se feriram em outros tipos de veículos.
A disparidade está relacionada à vulnerabilidade e ao avanço da frota de motos.
A ideia da área exclusiva para motos faz parte do documento de premissas e metas em elaboração pelos integrantes do Observatório da Mobilidade Urbana de BH (ObsMob-BH). Apesar disso, ainda não há prazo definido para que a estratégia seja testada. A data pode ser fixada nas próximas reuniões do grupo, previstas para junho e novembro de 2016.
CAMPANHAS Enquanto a área de largada não é implantada, o município aposta em campanhas educativas, como a que leva o slogan “Não seja uma carta fora do baralho. Evite acidentes”. Funcionários da BHTrans distribuem baralhos aos motociclistas com desenhos e mensagens contendo alertas relativos a situações perigosas no trânsito e reforçando a importância dos equipamentos de segurança. Ontem, a campanha ocorreu na Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, Região Centro-Sul da capital.
Enquanto isso...
…Rotativo chega a motociclistas
A BHTrans vai estudar a possibilidade de os estacionamentos para motos nas ruas da capital serem pagos. A proposta faz parte da consolidação das medidas do PlanoMobBH 2010 e voltou a ser apresentada, em fevereiro passado, na 5ª reunião do Observatório da Mobilidade Urbana de BH (ObsMob-BH). A discussão sobre a viabilidade técnica e econômica do rotativo, contudo, só deve ocorrer a partir do próximo ano. “Há grupos de motociclistas que defendem a tese de que o uso do espaço seja pago”, disse Célio Freitas, diretor de Planejamento da empresa pública de trânsito e transporte.
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