“A média histórica da temperatura máxima neste período do ano, que é transição do outono para o inverno, é de 27,5 graus. Estamos na marca dos 30 graus”, compara o meteorologista Luís Ladeia. Não haverá mudanças pelo menos até quarta-feira, segundo ele, e a capital deverá permanecer com tempo firme, céu claro a parcialmente nublado e névoa seca à tarde.
As altas temperaturas, segundo Ladeia, são provocadas por uma massa de ar seco que continua predominando há dez dias na capital. “Esse calor é muito comum nesta época de transição do outono para o inverno, mas este ano está mais quente”, disse o meteorologista.
A umidade relativa do ar chegou a 47% no Santo Agostinho e a 41% na Pampulha. Em algumas regiões de Minas, a tendência é a umidade relativa do ar cair ainda mais. Em Januária, Norte de Minas, chegou a 32% neste domingo, mas pode ficar entre 25% e 30% nesta segunda-feira.
Em Minas, houve registro de chuvas isoladas neste domingo em Mantena, Serra dos Aimorés e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.