A FZB-BH e a Belotur criaram o folder Rota Turística da Fundação Zoo-Botânica, que está sendo divulgado nos centros de atendimento ao turista da Belotur e traz um resumo sobre os equipamentos que compõem o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico, o Parque Ecológico da Pampulha, o Aquário do Rio São Francisco, o Jardim Japonês, o Borboletário e o Memorial Minas-Japão. A estratégia é ampliar a demanda turística do complexo.
Pesquisa feita pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em 2013 mostra que 60% dos visitantes da FZB-BH são de outras cidades ou estados. “Dessa forma, é necessário realizar um planejamento turístico com ferramentas adequadas para atender a esse público específico”, conta a gerente de Atendimento ao Público da FZB-BH, Gisele Mafra. “A rota mostra como esses equipamentos se integram, pois, apesar de terem características específicas, têm perfis semelhantes, com foco principal na temática ambiental”, ressalta Gisele.
Em janeiro e fevereiro deste ano, a FZB-BH ofereceu visitas guiadas ao zoológico e ao Jardim Botânico, quando o público respondeu a um questionário de satisfação para avaliar o atendimento, a infraestrutura e os serviços prestados pela instituição.
Ainda dentro do planejamento estratégico, está prevista uma pesquisa de demanda turística real a ser feita por bolsistas de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com a UFMG. Durante um ano, os pesquisadores vão levantar o perfil dos frequentadores da FZB-BH por meio de questionários. “O objetivo é orientar ações adequadas para a atividade turística”, informou a prefeitura.
Funcionários dos centros de atendimento ao turista da Belotur também serão treinados para divulgar informações sobre a FZB-BH a todos os turistas que procuram informações sobre a cidade.