(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Praça da Liberdade recebe exposição itinerante de latas gigantes

Projeto "Reciclalata" chama atenção para a importância da reciclagem dos recipientes de alumínio. A mostra pode ser conferida até o dia 30


postado em 20/04/2016 19:21 / atualizado em 25/04/2016 16:32

Latas gigantes chamam a atenção dos pedestres que passam pela Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Gláucia Rodrigues/ Divulgação )
Latas gigantes chamam a atenção dos pedestres que passam pela Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Gláucia Rodrigues/ Divulgação )
Dezesseis latas com 1,9m de altura chamam atenção de quem passa pela Praça da Liberdade, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A exposição itinerante, que recebeu o nome de "Reciclalata", tem como objetivo destacar a importância da reciclagem das latinhas de alumínio. A mostra, de produtos customizados por artistas nacionais, segue para Brasília e para o Rio de Janeiro.

A realizadora da intervenção urbana e curadora de arte, Catherine Duvignau, afirma que o propósito da exposição é atrair o público para o assunto por meio da beleza e da curiosidade. "Queríamos chamar a atenção para a importância da reciclagem através da arte de rua", conta.

Catherine explica que a cada capital visitada a exposição itinerante ganhará uma nova lata produzida por um artista local. Em Minas Gerais, o artista escolhido é Rogério Fernandes, reconhecido por muralismos e telas com forte influência da xilogravura nordestina, com tons de realismo. Os outros artistas que compõem a mostra são: Ana Brizzi, Binho Ribeiro, Cris e Ju Campana, Elvis Mourão, Evelyn Tannus, Everson Fonseca, Glauco Diogenes, Paola Lopes e São, Isabelle Tuchband, Juarez Fagundes, Katia Suzue, Lelin, Lobo, Maramgoní, Mundano, Reyberto.

"Cada artista tem uma vertente diferente, o que tornou o evento colorido e interessante pelas características de cada um", disse Catherine. Enquanto alguns fizeram homenagem ao catador de latinha, outros dedicaram a arte a Frida Kahlo e à cidade de São Paulo. A idealizadora ainda explica que a Praça da Liberdade foi escolhida pelo grande número de pedestres. "A ideia era colocar as obras onde você consegue ter as latinhas na mesma visão. A praça é o lugar perfeito, além de muito bonita, é coração de Belo Horizonte", afirmou.

O projeto, que homenageia os 25 anos da lata de alumínio no mercado brasileiro, é uma realização da agência Toptrends, em parceria com a Novelis – empresa laminados e reciclagem de alumínio –, com apoio da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

A gerente de comunicação externa da Novelis, Raquel Botinha, destaca importância da reciclagem da latinha: "Uma lata consumida, descartada corretamente, volta para a indústria para se tornar uma nova latinha." Esse ciclo fechado é a nova tendência, pensando que esse processo possa se repetir infinitas vezes. Raquel ainda conta que a latinha pode ser amassada ou não, pois o que importa é que seja entregue em um ponto de coleta ou em uma cooperativa. "A ideia do projeto é conscientizar a população de Belo Horizonte e ao mesmo tempo diverti-la. As pessoas podem tirar a selfie e ainda aproveitar para pensar no papel importante da reciclagem", finaliza.

O projeto será realizado na Praça da Liberdade até 30 de abril e, posteriormente, será levado para o Boulevard Shopping, Região Leste de Belo Horizonte, entre 1 e 10 de maio. Depois, segue para Brasília e Rio de Janeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)