O simulado é destinado aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio, inscritos na plataforma Hora do Enem (https://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem). O Ministério da Educação oferta 120 mil vagas presenciais em todo o país, por meio de parceria com universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio.
Diretor do Colégio Arnaldo, Geraldo Junio aprova a iniciativa. “Uma referência de estudos é fazer simulados. Por meio dele, o aluno aproveita para ver o tempo que está gastando e o estilo da questão. E esse é, principalmente, o momento em que o estudante pode errar”, diz. Junio destaca que o simulado é uma maneira de estender o acesso à preparação. “Apesar das tentativas de universalizar o ensino superior, ainda há uma segregação, porque quem tem dinheiro paga uma escola privada ou um pré-vestibular e isso o coloca à frente de quem não tem condições financeiras”.
No Colégio Padre Eustáquio, na Região Noroeste de BH, até uma cartilha foi criada para auxiliar os alunos com o passo a passo das inscrições. Aluno do 3º ano do ensino médio, Gabriel Advíncula dos Santos, de 17 anos, que quer estudar medicina, diz que tudo é uma questão de foco e, por isso, é tão importante a disciplina para fazer um simulado em casa, sem a supervisão de um educador.
Candidata a uma vaga em odontologia, Katherine Métz de Mattos, também de 17, acredita que o modelo permite uma aproximação maior com o exame nacional. Aluna do 3º ano do Colégio Magnum Cidade Nova, na Região Nordeste de BH, espera saber, por meio do teste virtual, o que precisa melhorar em química. Ela aproveita o site Hora do Enem para dar também uma geral nos conhecimentos. Constantemente, revisa aulas e vê os vídeos disponíveis. Para o simulado, não tem dúvidas: “Vamos simular mesmo. É uma questão de consciência fazê-lo bem”.
RECURSOS As inscrições para o Enem de 2016 começam no dia 9 do mês que vem. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 de maio. As provas estão marcadas para 5 e 6 de novembro (sábado e domingo).
Múltiplos usos
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame é requisito também para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame é requisito também para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.