Chove em algumas regiões de BH, mas o calor continua

Altas temperaturas devem continuar pelo menos até a próxima quarta-feira, quando o outono começa a marcar presença em todo estado

Pedro Ferreira
O aumento da temperatura na tarde desta sexta-feira provocou chuva de baixa intensidade em alguns pontos da Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Mas, não trouxe alívio para o calor, que deve continuar pelo menos até a próxima quarta-feira, quando o outono começa a marcar presença em todo estado.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu tão pouco na capital que não foi possível coletar a quantidade de água. "Até terça-feira, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado em Belo Horizonte", informou o meteorologista Luís Ladeia. Previsão de chuva para Belo Horizonte é somente a partir de quarta-feira, segundo ele, com o declínio da temperatura. Hoje, a capital registrou temperatura máxima de 30.2 e mínima de 18.7 graus, com umidade relativa do ar de 42%.

No estado, o tempo deve sofrer alterações mais significativas na terça-feira, no Triângulo Mineiro e Sul de Minas. Uma frente fria deverá romper o bloqueio provocado por uma massa de ar quente e seco que vem predominando sobre o estado nos últimos dias, devendo provocar pancadas de chuvas isoladas nessas regiões. “A partir de quarta-feira, a temperatura deve começar a cair nas regiões Central, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Sul", disse Ladeia.

No Norte, as temperaturas mais elevadas vão persistir, mas ainda assim o outono começa a atuar com o declínio das temperaturas mínimas, de madrugada, segundo Ladeia. A máxima registrado hoje no estado foi em Governador Valadares, Vale do Rio Doce, de 35.4 graus, e a mínima em Maria da Fé, Sul de Minas, de 9.9 graus..