As características do clima seco do outono já reacendem os riscos de incêndios em matas. Somente nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiro atendeu a pelo menos 10 ocorrências na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os termômetros registraram 30°C, segundo o Instituto Tempo Clima da PUC Minas.
De acordo com o meteorologista, esse tipo de ocorrência aumenta devido ao tempo seco e ao longo período sem chuva – mesmo com a ocorrência de chuva na última sexta-feira, o instituto afirma que o registro relevante mais recente foi em 2 de abril.
Na tarde desta segunda-feira, a umidade do ar ficou por volta de 40%, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera 30% estado de atenção. Medições entre 12% e 20% são consideradas como estado de alerta e abaixo de 12% a situação já é de emergência.
Previsão A previsão do tempo para amanhã e quarta-feira ainda é de muito calor na capital mineira. O instituto aponta que a partir de quinta-feira há chuva e queda das temperaturas. Ainda segundo os meteorologistas, a previsão é de que os termômetros da Grande BH registrem máxima de 26°C e mínima 16°C até o fim de semana, o que promete amenizar o calor.