Os mineiros já podem preparar os agasalhos para o próximo final de semana. Uma frente fria que atua no Sul do Brasil já chegou à Região Sudeste e se aproxima de Minas Gerais. Por causa da atuação de massa de ar seco, cidades das regiões Sul, Triângulo e Leste podem ter chuva a partir desta terça-feira, acompanhada de ventos acima de 40 quilômetros por hora. A temperatura máxima em Belo Horizonte e municípios da região metropolitana pode cair até 6 ºC na sexta-feira e no sábado.
A frente fria já deixa os termômetros em baixa em São Paulo. Na manhã desta terça-feira, os paulistas tiveram temperatura de 20,2º C, inferior aos 25º C registrados no mesmo horário do dia anterior. O deslocamento da massa também já influencia cidades mineiras. “Está provocando aumento de nebulosidade no Sul e Triângulo Mineiro.
Um alerta foi emitido para cidades da região para a possibilidade de chuva, acompanhada de ventos fortes e raios até a quarta-feira. A ventania pode atingir velocidade acima dos 40 quilômetros por hora, explica o meteorologista.
A frente fria deve chegar na Região Central e metropoltiana de Belo Horizonte nesta quarta-feira. Porém, a temperatura só deve começar a cair de sexta-feira em diante. “Neste fim de semana, teremos a primeira onda de frio do ano. As temperaturas máximas devem cair nas regiões Central e no Sul do Brasil”, comenta Cleber Sousa.
Nesta terça-feira, a maior temperatura registrada em Minas Gerais foi de 36,4º C, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Durante a semana, a máxima não deve ficar acima dos 30º C. “Em Belo Horizonte, por exemplo, que registrou a máxima de 30º C nesta terça-feira, os termômetros não devem marcar acima de 24º. Teremos a presença de ventos gelados”, diz o meteorologista. .