Cine Santa Tereza reabre as portas depois de 12 anos

Centenas de pessoas retiraram convites para assistir ao filme Faroeste, de Abelardo de Carvalho, e conhecer a nova casa, que foi totalmente remodelada

João Henrique do Vale Pedro Ferreira
Reabertura do cinema acontece na noite desta terça-feira - Foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press

O MIS Cine Santa Tereza, no Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, reabriu as portas na noite desta terça-feira, depois de 12 anos fechado. Centenas de pessoas retiraram convites para assistir ao filme Faroeste, de Abelardo de Carvalho, e conhecer a nova casa, que foi totalmente remodelada. O público entrou no espaço ao som da Filarmônica Primeiro de maio.

As filas começaram a se formar horas antes do horário previsto para a sessão. Muitos dos presentes informaram estar revivendo os tempos em que o espaço ficava lotado para as matinês de domingo.

Primeiro cinema público de rua da capital, ele contemplará todo o universo audiovisual, sendo a grande estrela a sala de projeção com 122 poltronas vermelhas. Os ingressos serão gratuitos, com exibições de quarta-feira a domingo, contemplando filmes de arte, produções independentes e autorais, mostras especiais e outros nacionais e mineiros, entre longas, curtas e documentários.

Com área construída de 1,1 mil metros quadrados e dividido em dois pavimentos, o MIS Cine Santa Tereza tem, no primeiro andar, no nível da praça, uma sala multimeios com isolamento acústico para exposições, oficinas, palestras, residência artística, ações educativas e outras atividades. No mesmo nível, os moradores e visitantes têm a seu dispor uma biblioteca integrada à rede municipal, contendo obras específicas sobre as artes audiovisuais, especialmente o cinema, além de acervo destinado ao público infantil, obras literárias, de humanidades e ciências sociais. Para incrementar o setor, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) adquiriu recentemente mil títulos e vai oferecer também videoteca. .