Comerciantes e frequentadores de bares e restaurantes localizados em bairros da Região Centro-Sul de Belo Horizonte vão ganhar um esquema especial por causa da violência crescente na capital mineira. Um Plano de Segurança para coibir os assaltos foi lançado pelo 22º Batalhão da Polícia Militar (PM) junto com os empresários, nesta quarta-feira. Em menos de um mês, câmeras de circuito interno de dois estabelecimentos flagraram roubos violentos contra os clientes.
A reunião entre os comerciantes e a PM ocorreu nesta manhã. Os policiais conversaram com os empresários e deram sugestões para melhorar a segurança nos bairros Cruzeiro, Anchieta, Carmo e Sion. “Estabelecemos um vínculo com bares e restaurantes e ficou definido apoio, com operações constantes na região. Estamos visando ao estreitamento das relações com eles”, afirma o tenente Jeferson Costa.
Um grupo de WhatsApp já foi criado para facilitar o contato direto dos comerciantes com os policiais que atuam na região.
Em março, clientes e funcionários de um restaurante de Belo Horizonte viveram momentos de terror. Quatro criminosos em duas motos renderam as vítimas no estabelecimento, localizado na Rua Brás Cubas, no Bairro Anchieta. O assalto foi flagrado pelas câmeras de segurança do local.
O assalto aconteceu por volta da 0h15 de 24 de março. De acordo com a Polícia Militar, quatro homens chegaram em motos e estacionaram na porta do restaurante. Em seguida, as imagens mostram os quatro, ainda com capacetes, rendendo as vítimas nas mesas e outras que estão na porta fumando. O grupo armado pega bolsas, carteiras e celulares dos clientes. Em uma das mesas, duas mulheres conversam e não percebem a chegada dos criminosos. As imagens mostram quando um deles pega uma bolsa que está sobre a mesa e uma das vítimas parece reclamar. Nesse momento, o homem aponta o revólver para o rosto da cliente, que fica acuada.
Uma mulher que teve a bolsa levada, tenta pegar de volta o objeto, que está nas mãos do assaltante. O homem puxa e parece negociar a devolução do material. A ousadia é tanta que os criminosos chegaram a revistar os bolsos dos clientes.
Em 8 de abril, outra ação criminosa foi flagrada pelas câmeras de segurança de uma cervejaria no Bairro Sion. As vítimas estavam no estabelecimento, na Rua Patagônia, quando dois homens, um deles um adolescente de 17 anos, renderam os clientes e começaram um arrastão, pegando pertences pessoais. Um policial federal que estava no local reagiu e conseguiu deter o menor. O comparsa escapou depois de trocar tiros com o agente. Na fuga, tomou de assalto um carro, cujo motorista foi obrigado a dirigir até a Avenida Raja Gabaglia, onde teve o veículo roubado. Ninguém se feriu na ação.