Se você chegar em uma rua de qualquer município de Minas Gerais e gritar os nomes João, Ana, Maria ou José, é bem provável que alguma pessoa responda ou olhe achando que está sendo chamado. Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2010, mostra os principais nomes de pessoas no Brasil. Maria é o nome mais comum em Minas. Ele aparece em 1.307.650 identidades dos mineiros. Em seguida, vem José, com 626.188 registros, Ana, com 359.216, e João, com 330.303.
Leia Mais
Maria, José e Ana são os nomes mais comuns do País, diz IBGEDo bairro ao país inteiro: Maria é o nome mais comum no BrasilMiguel foi o nome mais registrado em Minas Gerais em 2018Cauã também está entre os nomes mais usados, aponta IBGEA pesquisa mostra que os nomes João, Maria e José, são os preferidos desde antes da década de 30. Com o passar dos anos, eles estavam no topo da lista, mas sempre com mudanças de posições entre eles e com um 'intruso'. Por exemplo, antes de 1930, Antônio era um dos mais usados. O nome Ana era muito usado antes da década de 30. Sempre figurou entre os cinco mais usados, mas foi em meados de 1970 que ganhou mais força e alcançou os líderes.
O nome José deixou as primeiras posições na década de 80. De 2000 em diante, Ana, Maria, e João ganharam a companhia de Gabriel, Pedro, Lucas, Mateus, Gustavo, Júlia e Vítor.
Falando nos sexos em separado, os nomes mais escolhidos para as mulheres mineiras são: Maria, Ana, Fernanda, Juliana, Adriana, Patrícia, Aline, Márcia, Camila e Aparecida. Já em relação aos homens, a maioria das identidades são: José, João, Antônio, Carlos, Paulo, Pedro, Geraldo, Lucas, Marcos, e Luiz.