Frio continua até sexta-feira em todo o estado, mas não há previsão de chuva

Além da queda das temperaturas, meteorologista alerta para a chegada do tempo seco, que exige mais hidratação e pode agravar problemas respiratórios

Celina Aquino
O dia amanheceu frio em Belo Horizonte, mas as nuvens já dispersaram e deram lugar ao sol - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press
A manhã deste domingo é a mais fria do ano em Belo Horizonte. O Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas informa que, entre 6h e 7h, em regiões próximas às Serra do Curral e Rola Moça, a temperatura chegou a 14º, a mais baixa já registrada até agora na capital. A previsão é de que os termômetros continuem em queda até terça-feira.

"Não que seja totalmente incomum, mas há muito tempo não se registra esse frio em pleno abril e início de maio. No Sul do Brasil, as temperaturas chegaram abaixo de zero", comenta o meteorologista Heriberto dos Anjos. A massa de ar frio se formou na Argentina na segunda-feira passada, passou pelo Sul do país, avançou para o Sudeste e chegou em Minas na sexta-feira. Em Maria da Fé, no Sul do estado, os termômetros registraram 3º agora de manhã.

Segundo o meteorologista, a temperatura pode chegar a menos de 14º nos próximos dois dias, já que o frio deve continuar até sexta-feira, sobretudo no início da manhã e durante a noite, com rajadas de vento que deixam a sensação térmica ainda mais baixa. Até lá, não há previsão de chuva e o alerta é para a queda da umidade. "No próximo fim de semana, as temperaturas devem aumentar um pouco e o tempo vai ficar mais seco.
Além da hidratação, é importante ter cuidado com problemas respiratórios", destaca dos Anjos..