Centro de atendimento tem laboratório próprio - Foto: Divulgação PBH/Marina PobletO Barreiro, região que concentra o maior número de casos de dengue em Belo Horizonte, com 12.856 confirmações este ano, segundo balanço da Prefeitura de Belo Horizonte divulgado nesta sexta-feira, ganhou reforço no atendimento às pessoas infectadas pelo mosquito
Aedes aegypti. Foi inaugurado no Bairro Santa Helena o terceiro Centro de Atendimento a Pacientes com Dengue (CAD) da capital, no Centro de Apoio Comunitário (CAC) da Rua Pinheiro Chagas, 252. Funciona das 7h às 17h, todos os dias da semana. Em Belo Horizonte, 16 pessoas já morreram este ano vítimas da dengue, de um total de 54.440 casos confirmados.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o CAD Barreiro funciona nos mesmos moldes das unidades de Venda Nova e da Pampulha e conta com equipe médica, equipe de enfermagem e técnicos de laboratório. A unidade tem capacidade para até 120 atendimentos diários. O objetivo dos CADs é apressar os atendimentos e ampliar o acesso, conforme desenvolvimento da doença na capital.
O CAD Barreiro conta com laboratório próprio exclusivo para exames de hemograma, que ficam prontos em um minuto, agilizando todo o processo de diagnóstico e conduta médica. Além disso, ela conta também com seis leitos de reposição volêmica. No local, o paciente passa por uma consulta, que estratifica os casos de dengue de acordo com o critério de gravidade.
Os casos menos sintomáticos passam pela coleta de sangue, aguardam o resultado dos exames e, assim que o hemograma fica pronto, passam pelo médico e são encaminhados para o tratamento usual. Dependendo do caso, é iniciada a hidratação e feita a coleta de sangue. (Com informações da PBH)..