- Foto: Corpo de Bombeiros/DivulgaçãoPaisagens que Transformam - Um olhar em busca de vidas é o título da mostra fotográfica que o Corpo de Bombeiros inaugura na próxima segunda-feira, no Museu dos Militares Mineiros (Rua Aimorés, 698, Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH) sobre o trabalho de regaste em Bento Rodrigues após a tragédia de Mariana, na Região Central de Minas. As fotos foram feitas durante as operações, muitas pelos próprios bombeiros que atuaram no maior acidente socioambiental do país: o rompimento da Barragem do Fundão, da Mineradora Samarco.
- Foto: Marcelo Sant'Anna - Imprensa/MGNas imagens reproduzidas em painéis gigantes, é possível ver os bombeiros trabalhando na lama, fazendo buscas, resgatando pessoas e animais e realizando sobrevoos com o helicóptero Arcanjo, da corporação. Além das fotos, será montado um ambiente cenográfico que remete ao distrito de Bento Rodrigues depois da chegada da lama.
Outra atração durante a mostra, que vai até 17 de junho, serão as oficinas de primeiros socorros ministradas a alunos de escolas públicas e particulares. Eles aprenderão o que fazer caso se deparem com uma parada cardiorrespiratória. As escolas interessadas devem se inscrever pelo telefone (31) 3273. 4489.
Além da mostra, a tragédia será tema de três mesas redondas, nos dias 17 e 18 de maio, no Instituto Metodista Izabela Hendrix, que reunirão bombeiros, representantes dos moradores e órgãos que participaram das ações nos distritos atingidos. Os temas abordados vão da atuação dos órgãos de resposta e impactos ambientais, à busca, resgate e prevenção em deslizamentos de terra. As mesas redondas são abertas ao público e as inscrições podem ser feita pelo site
www.bombeiros.mg.gov.br, com a doação de um pacote de fraldas geriátricas.
(RG)
.