O novo sistema vai informatizar todos os processos de execução penal e permitir a automatização dos cálculos de benefícios como comutação, indulto e progressão de regime, e ainda emite avisos eletrônicos ao juiz indicando os processos que atingiram os requisitos necessários para tanto.
O juiz Thiago Colnago Cabral, titular da VEP de Governador Valadares e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Minas Gerais, está à frente do projeto. Ele aponta outras vantagens da digitalização dos processos, como o mutirão remoto. Com o processo cadastrado no sistema, o juiz poderá acessá-lo de outras comarcas. “O Seeu também vai vincular os dados dos presos, permitindo a identificação completa de sua situação. O programa ainda simplifica o processamento de transferência de presos, que vai ocorrer de forma eletrônica”, informou o TJMG.
A implantação do sistema em Governador Valadares está prevista para junho. Três servidores da Justiça serão capacitados por técnicos do CNJ e do Tribunal de Justiça do Paraná, parceiro no desenvolvimento do sistema..