Os Centros de Saúde da capital já estão abastecidos com a vacina contra a gripe, garante a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).
No último dia 4, o
Estado de Minas denunciou a falta do medicamento nos postos de BH, mas uma nova remessa foi enviada quarta-feira pelo Ministério da Saúde e distribuída. De acordo com a SMSA, a cobertura vacinal de influenza chegou a 76% entre os dias 25 de abril e 6 de maio. A data final da campanha está prevista para o próximo dia 20.
Ainda de acordo com as SMSA, o município antecipou em cinco dias o início da campanha de vacinação. A data inicial, segundo orientação do Ministério da Saúde, era 30 de abril, mas a capital começou a vacinação no dia 25. “É importante esclarecer que a grande procura pela vacina no início da campanha é atípica. Em anos anteriores sempre houve a necessidade de prorrogar a campanha de vacinação. A SMSA associa essa grande procura aos casos de H1N1 ocorridos em São Paulo”, informou a pasta.
Ainda de acordo com SMSA, o Ministério da Saúde repassa as vacinas de forma escalonada.
A remessa mais recente chegou nessa quarta-feira e foi distribuída aos distritos sanitários. O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde é formado por idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, indígenas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A previsão da PBH é vacinar 669 mil pessoas na capital.
(RG)
.