Casa de JK na Pampulha ganha novos espaços

Imóvel retrata os modos de habitar dos anos 1940, 1950 e 1960 e ganha nesta segunda um amplo espaço multiuso, com um café e local para encontros diversos

Pedro Ferreira

Jardim projetado por Burle Marx foi revitalizado - Foto: Cristina Horta/D.A.Press

A Casa Kubitschek, onde morou Juscelino Kubitschek, às margens da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, ganhou novos espaços para receber os visitantes. O imóvel, que é um convite para conhecer os modos de habitar dos anos 1940, 1950 e 1960, ganha um amplo espaço multiuso, com um café, um local para encontros e reuniões diversas e uma sala onde será instalada a nova reserva técnica, integrada ao projeto da casa. Os novos espaços serão inaugurados nesta segunda-feira, pela Fundação Municipal de Cultura.

A “Casa Museu” era originalmente a área de lazer de residência. O jardim, projetado pelo arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx, foi todo revitalizado. O imóvel conta agora com um novo espaço para reunir grupos de visitantes, promover encontros, seminários, oficinas e debates acerca de diversos temas de interesse da comunidade, como preservação do patrimônio cultural e modernidade, as formas de morar da casa brasileira, o design do mobiliário brasileiro, as paisagens culturais, entre outros temas, segundo a prefeitura. A casa também passa a receber exposições temporárias de esculturas.

(RG)

.