A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), inicia amanhã a implantação do projeto de área reservada para motociclistas na Avenida Cristiano Machado. A proposta já havia sido adiantado na edição de 16 de abril pelo Estado de Minas e tem como objetivo delimitar uma área de espera reservada para motos. O projeto, que será em caráter experimental por 90 dias para que a BHTrans avalie a medida, será implantado em 15 cruzamentos com sinal da avenida.
De acordo com a empresa, a expectativa é melhorar a segurança para motociclistas, diminuindo o conflito com os demais veículos no momento da abertura do semáforo, aumentando o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de pedestres, além de dar mais visibilidade às travessias dos pedestres.
Os motociclistas devem aguardar os outros veículos pararem na interseção para então acessar o "motobox". Os condutores de carros precisam ficar atentos aos espelhos retrovisores, aguardar a passagem dos motociclistas e respeitar a faixa reservada. Monitores de educação para a mobilidade da empresa estarão no local para orientar motoristas, motociclistas e pedestres.