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Estado de Minas

BHTrans começa a testar área exclusiva para motos na Cristiano Machado

Empresa vai destinar um espaço para que motociclistas aguardem antes da arrancada nos semáforos em 15 cruzamentos da avenida que liga o Centro de Belo Horizonte às regiões da Pampulha, de Venda Nova e Norte


postado em 17/05/2016 10:40 / atualizado em 17/05/2016 12:13

A área será sinalizada horizontal e verticalmente entre a faixa de pedestres e a de retenção para veículos(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
A área será sinalizada horizontal e verticalmente entre a faixa de pedestres e a de retenção para veículos (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), começou nesta terça-feira a implantar o projeto de área reservada para motociclistas na Avenida Cristiano Machado. A proposta havia sido adiantada na edição de 16 de abril pelo Estado de Minas e tem como objetivo delimitar uma área de espera reservada para motos. O projeto,  em caráter experimental por 90 dias para que a BHTrans avalie os efeitos da medida, será implantado em 15 cruzamentos da avenida com sinal.

Denominada “motobox”, a área será sinalizada horizontal e verticalmente entre a faixa de pedestres e a de retenção para veículos. A medida faz parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo - Atenção pela Vida, que tem como proposta estimular a participação da população na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país. Ainda segundo a BHTrans, esse tipo de sinalização já vem sendo usada em São Paulo, Madri e Barcelona.

No primeiro dia de funcionamento, dois semáforos na Avenida Cristiano Machado, altura do número 2.273, no Bairro Ipiranga, tiveram as faixas testadas. A iniciativa causou dúvidas para alguns motociclistas, que ficaram receosos de parar no local, e para motoristas, que chegaram a avançar a área marcada.

Segundo o superintendente de Operações da BHTrans, Fernando Pessoa, o objetivo da empresa é resolver dois problemas verificados no trânsito. O primeiro é o conflito entre motos e carros na hora da arrancada nos semáforos e a questão do pedestre, já que quando o motociclista permanece no corredor ele acaba tendo visão comprometida, podendo não enxergar o pedestre por conta de um ângulo de visão reduzido pelos carros.

Expectativa é melhorar a segurança para motociclistas, diminuindo o conflito com os demais veículos (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
Expectativa é melhorar a segurança para motociclistas, diminuindo o conflito com os demais veículos (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press )
De acordo com a empresa, a expectativa é melhorar a segurança para motociclistas, diminuindo o conflito com os demais veículos no momento da abertura do semáforo. Além disso, a BHTrans espera dar mais visibilidade às travessias dos pedestres, evitando atropelamentos.

Os motociclistas devem aguardar os outros veículos pararem na interseção para então acessar o motobox. Os condutores de carros precisam ficar atentos aos espelhos retrovisores, aguardar a passagem dos motociclistas e respeitar a faixa reservada. Monitores de educação para a mobilidade da empresa estão na manhã de hoje na Avenida Cristiano Machado entre as ruas Dom Leme e Everardo Vieira, no Bairro Ipiranga, Nordeste de BH,  para orientar motoristas, motociclistas e pedestres.

O garçom Valdir Procópio, de 43 anos, que é motociclista, gostou da iniciativa porque acha que pode aumentar a segurança. "Desse jeito evita da gente arrancar junto com os carros, diminuindo a possibilidade de acontecer um acidente na hora em que o semáforo abre", diz ele. Para o administrador de empresas Fausto Abreu, de 36, que é motorista, é necessário esperar para ver os resultados, mas ele acredita que a iniciativa pode melhorar o conflito existente entre carros e motos. "Com eles arrancando na frente a gente não vai ter tanto problema com as motos nos corredores", diz.


Veja os pontos de referência da Avenida Cristiano Machado que vão receber 'motobox':

Sentido Centro/Bairro
Cruzamento com a Avenida José Cândido da Silveira, número 1.587
Cruzamento com a Rua Doutor Jarbas Vidal Gomes, número 1.750
Altura do número 2.150
Cruzamento com a Rua Professor Pimenta Veiga, número 2.450
Cruzamento com a Rua Pitt, saída da pista exclusiva, número 2.940
Cruzamento com a Rua Felipe de Melo e Rua Jacuí, números 3.050 e 3.400
Cruzamento com a Rua Gilson Bretas e Oscar Castanheira (1º de Maio), números 7.770 e 8.060


Sentido Bairro/Centro
Cruzamento com a Avenida Sebastião de Brito, número 8.801
Cruzamento com a Rua Oscar Castanheira (1º de Maio), número 8.645
Cruzamento com a Avenida Coronel Jair Pereira, Ipiranga, número 5.197
Cruzamento com a Rua Jacuí, número 3.411
Cruzamento com a Rua dos Patriarcas e Rua Monte Cristo, número 2.901
Cruzamento com a Rua Dom Leme, número 2.527
Altura do número 2273
Cruzamento com a Rua Waldir Leite Pena, Silveira, número 1.745

No primeiro dia de funcionamento, medida causou estranheza de motociclistas e motoristas, que ainda não se acostumaram com a ideia


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