Segundo a PM, durante patrulhamento militares perceberam que um homem e um adolescente estavam em atitude suspeita e os abordaram. Questionados eles informaram que aguardavam uma encomenda que seria entregue por um caminhão na rodovia.
Os militares resolveram aguardar pela chegada da mercadoria. Assim que perceberam a chegada de um caminhão de lixou, abordaram o motorista e outro homem que estavam no veículo. Com eles foram encontrados dois sacos onde estavam 810 maços de cigarro vindos do Paraguai.
Os homens informaram que desconheciam o conteúdo transportado nos sacos e que a entrega se tratava de um favor que faziam a um colega de trabalho do lixão. Durante a abordagem, um homem que também trabalha no lixão assumiu ser dono do cigarro e foi detido.
Ele informou que trabalha como operador de retroescavadeira do lixão de Sabará, que encontrou o cigarro enterrado e que decidiu vender o produto. Para isso, pediu a ajuda do motorista e de um auxiliar que trabalham no local e foi com o seu filho buscar a mercadoria na rodovia. Todos foram encaminhados para a delegacia de plantão e devem responder por contrabando.