Funcionários da Central de Relacionamento Presencial BH Resolve, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), decidiram encerrar a greve da categoria, que já durava 11 dias. Os trabalhadores retomaram, nesta terça-feira, os 700 serviços prestados à população que estavam paralisados. O grupo pretende entrar com uma ação na Justiça para tentar a recontratação de 42 pessoas demitidas antes do início do movimento.
A greve dos funcionários terceirizados começou depois que a Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS) reduziu 25% no valor dos contratos, o que implicou demissão de pessoal. No caso do BH Resolve, foram 42 empregados em um universo de 147. “O movimento começou justamente contra a demissão desses trabalhadores, pois eles não aceitaram a carga horária reduzida. Com a implantação da jornada de seis horas a população está tendo um grande prejuízo”, afirma Paulo Roberto da Silva, presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de serviços, em Asseio, Conservação, Higienização, Desinfetização, Portaria, Vigia, e dos Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac).
Nessa segunda-feira, segundo Paulo Roberto, os trabalhadores participaram de uma mediação no Ministério do Trabalho e decidiram pelo fim da greve. “Eles se sentiram pressionados e com medo de serem demitidos. Vamos entrar com uma ação para tentar a recontratação dos funcionários que foram desligados”, comentou.
(RB)