O museu vai abrigar objetos usados pela comissão responsável pelos trabalhos de planejamento e execução das obras que transformaram o arraial do Curral del Rei na capital mineira. A coleção inclui instrumentos técnicos e projetos e documentos administrativos. A intenção é apresentar ao público aspectos do cotidiano do trabalho da comissão e revelar detalhes da construção de Belo Horizonte.
O conjunto de documentos tem grande importância histórica para Minas Gerais, para o Brasil e para a história da ciência, já que serve para analisar a adaptação de técnicas de planejamento e construção e também do projeto urbanístico e paisagístico. A importância histórica para república brasileira também se destaca, graças aos preceitos higienistas e racionalistas do projeto.
Todo o acervo da comissão é tombado como patrimônio histórico desde 2015, no âmbito do programa Memória do Mundo da Unesco. Quem quiser visitar a exposição pode se dirigir ao Museu Histórico Abílio Barreto às terças, sextas-feiras, sábados e domingos das 10h às 17h. O horário de visitação às quartas e quintas-feiras é de 10h às 21h e a entrada é gratuita.