Fim de semana será dedicado ao Dia Mundial do Meio Ambiente nos parques de BH

Haverá uma série de atividades de educação ambiental, lazer e cultura. No Parque das Águas, no Barreiro, haverá uma caminhada ecológica de 12 quilômetros até o mirante do Rola-Moça

Pedro Ferreira

Mudas de árvores serão distribuídas no Parque Municipal, no Centro - Foto: Divulgação/PBH

Belo Horizonte oferece uma série de atividades de educação ambiental, lazer e cultura neste fim de semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é neste domingo. A programação dos parques municipais da cidade está repleta de atividades, e o melhor, tudo gratuito.

No Parque Roberto Burle Marx, mais conhecido como Parque das Águas, localizado na Avenida Ximango, 809, no Bairro Flávio Marques Lisboa, no Barreiro, serão dois dias de comemoração. Neste sábado, a partir das 8h, haverá uma caminhada ecológica na Serra do Rola-Moça. Os participantes sairão do parque rumo ao manancial Gapão da Posse, dentro da Copasa. Depois, seguirão para a cachoeira e o mirante do Rola-Moça. Serão 12 quilômetros de caminhada, ida e volta.

Às 9h de domingo, também no Parque das Águas, haverá uma missa campal em ação de graças, ministrada pela Paróquia Cristo Redentor. Em seguida, várias oficinas sobre sustentabilidade e educação ambiental serão oferecidas, até o meio-dia.
Quem passar no domingo pelo Parque Américo Renné Giannetti, também conhecido como Parque Municipal, no Centro, poderá adquirir uma muda de árvore. A distribuição será na portaria da Avenida Afonso Pena.

No Parque Jacques Cousteau, localizado na Rua Augusto José dos Santos, 366, no Betânia, Região Oeste, haverá apadrinhamento de árvores, na quarta-feira, dia 8, das 13h30 às 14h40.

Também haverá palestras de sensibilização sobre questões ambientais e seis mudas serão plantadas no parque, uma por cada turma do primeiro ciclo da Escola Municipal Mestre Ataíde. Na quarta-feira seguinte, dia 15, o parque oferece oficina de sabão artesanal, das 15 às 16h30. “Apoiar projetos e promover atividades que valorizam o meio ambiente é contribuir para a construção de uma sociedade que respeita e preserva o patrimônio ambiental”, disse a presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva.

(RB)

.