(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Praça da Savassi recebe exposição de porquinhos estilizados

A mostra, que faz parte do projeto "Porcos de Minas", tem como objetivo divulgar circuito gastronômico que tem a carne suína como principal ingrediente


postado em 03/06/2016 19:31 / atualizado em 03/06/2016 21:31

Praça da Savassi foi escolhida pela visibilidade e o número de pessoas que passam pela região(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )
Praça da Savassi foi escolhida pela visibilidade e o número de pessoas que passam pela região (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press )
Onze porcos estilizados feitos a partir dos rejeitos de mineração chamam a atenção de quem passa pela Praça da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Eles integram o projeto “Porcos de Minas” e ajudam a divulgar a terceira edição do Circuito Aproxima, que ocorre na capital mineira entre os dias 17 de junho e 10 julho. No evento, restaurantes, cafés, quitandas, hamburguerias, pizzarias e sorveterias se unem para desenvolver pratos com o ingrediente escolhido neste ano: a carne suína.

Idealizado pelo chef gastronômico Eduardo Maya, o evento tem o intuito de valorizar os costumes de Minas Gerais. “Este ano escolhemos a carna suína porque é uma das mais consumidas pelos mineiros”, explicou o chef Eduardo. “Estamos mostrando três vertentes mineiras: da gastronomia, dos artistas plásticos e da ecologia", completou.

Os suínos, que fazem parte do projeto “Porcos de Minas”, têm em torno de 300kg e foram feitos a partir dos rejeitos de minério, inclusive da Barragem do Fundão, que se rompeu em 5 de novembro do ano passado. Esse material foi escolhido para chamar a atenção para a tragédia e mostrar formas de aproveitamento dos rejeitos: "O que queremos mostrar é que com mesmo rejeito que causou tantos problemas podemos fazer muitas coisas, como, por exemplo, a arte." Os porquinhos foram estilizados por 10 artistas plásticos.

Sobre a seleção do local, Eduardo afirma que a Praça da Savassi foi escolhida pela visibilidade e o número de pessoas que passam pela região. A mostra fica nos quatro quarteirões que compõem a praça pelo menos até o dia 17, antes de ser deslocada para outros pontos de Belo Horizonte, como o Mercado Central, Pampulha e Lourdes.

(RB)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)