A Policia Militar, com o reforço de um helicóptero e a participação de moradores, realiza uma verdadeira caçada na zona rural de Buenópolis, na tentativa de prender o acusado de ter estuprado e espancado até a morte a menina Raiane Aparecida Cândida, de 10 anos, em um crime que chocou a cidade da Região Central do estado.
A reportagem do Estado de Minas apurou que ele – além de fugitivo da Justiça, respondendo pelos crimes de homicídio, estupro e roubo – é suspeito de ter cometido agressão sexual seguida de espancamento também contra crianças em Engenheiro Dolabela, distrito de Bocaiuva, no Norte de Minas. Lá, as duas vitimas, uma menina de 7 e um menino de 6, escaparam.
O corpo da garota Raiane Aparecida Cândida foi sepultado na tarde desta sexta-feira, no Cemitério Municipal de Buenópolis, com grande acompanhamento e em clima de grande revolta. A cidade, de 10,3 mil habitantes, distante 279 quilômetros de Belo Horizonte, praticamente parou por causa do crime violento.
Raiane foi vista pela última vez quando estava a caminho da escola, na localidade de Siriema, na zona rural do município, na manhã de quarta-feira. O corpo da menina foi encontrado mais tarde, em uma estrada perto da Fazenda Bom Jardim, com sinais de violência física e sexual. Segundo a polícia, estava com uma perfuração no estômago e sem o coração.
Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil divulgou a foto e o nome do acusado. Jairo Lopes é foragido da Justiça de Montes Claros, também no Norte de Minas.
Em outubro 2012, Jairo foi apontado também como suspeito de ter abusado sexualmente da menina M. e do menino S., em Bocaiuva. Conforme boletim de ocorrência da Policia Militar, o maníaco atraiu as crianças para um matagal, prometendo presentes elas.
Logo após o abuso sexual, o suspeito passou a espancar as duas vitimas. Elas foram localizadas no matagal pela avó e, logo em seguida, receberam atendimento no Pronto Socorro do Hospital Municipal de Bocaiuva. O estuprador fugiu.
CAÇADA
Participam das buscas ao maníaco na zona rural de Buenópolis cerca de 35 policiais militares, com o reforço dos destacamentos de Corinto, Joaquim Felício, Augusto de Lima e Curvelo. Além do helicóptero, militares intensificam as buscas por terra, percorrendo estradas vicinais e fazendas da região.
O local onde o corpo da vítima foi encontrado fica distante 20 quilômetros da BR-135, que liga Belo Horizonte ao Norte de Minas, passando por Buenópolis. Policiais fecham o cerco na tentativa de evitar que o criminoso possa fugir para outra região pegando carona.
(RG)
.