A ação faz parte da programação da 4ª Semana do Meio Ambiente e é realizada pela ONG BastAdotar. A vice-presidente da ONG, Silvana Coser, conta que gatos, cadelas e filhotes foram socorridos pelo grupo há dois meses, na casa onde o dono morava.
Os interessados em adotar um animalzinho precisam apresentar documentos que comprovem o local de moradia, identidade, além de participar de uma entrevista. Todos os animais que estarão na feira são vacinados e vermifugados e, dependendo da idade, castrados. A ONG cobra R$ 40 para ressarcimento com despesas de vacinação e vermifugação.
Organizadores da feira informaram. por meio de nota, que nenhuma atividade na Fafich será prejudicada por causa do evento. "Gostaríamos de esclarecer, quanto à realizacao da Feira de Adocao de Caes e Gatos, quinta-feira, de 10h às 15h, que a Fafich apenas nos cedeu o espaço muito gentil e solidariamente (...) A realização da feira faz parte da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da UFMG, juntamente com a ONG BastAdotar.