A confusão aconteceu por volta das 19h no cruzamento das avenidas Brasil e Carandaí, perto de uma escola. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem de 43 anos estava entrando no carro com a esposa e o filho quando percebeu que os flanelinhas ouviam um funk com palavras de baixo calão. Ele disse para o casal que músicas com palavrões depreciando a imagem da mulher e incentivando o uso de drogas não deviam ser tocadas em volume alto e naquele lugar. Houve discussão.
No meio do bate-boca, a vítima se identificou como policial militar, o que deixou o flanelinha, que tem 28 anos, mais agressivo. Segundo a PM, ao ver que o suspeito não mudaria seu comportamento, tentou fotografá-lo para entregar a imagem aos policiais que trabalham na região. Neste momento, a outra flanelinha, de 34 anos, foi para cima do policial, puxando suas roupas.
Os policiais militares que foram chamados para atender a ocorrência ainda encontraram os três se agredindo no local e separaram a briga. A barra de ferro usada na agressão, conforme a PM, tinha aproximadamente 1,5 metro. Os envolvidos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul e a ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil (Ceflan 2). .