O manancial faz divisa natural entre os estados de Minas Gerais e Goiás. Quarenta alunos de duas escolas municipais, sendo uma de cada cidade, também participaram, com o objetivo de criar a consciência ambiental nas crianças para a preservação do meio ambiente.
Estiveram presentes o prefeito e o vice-prefeito de Cumari, a secretária municipal de Educação de Araguari, um engenheiro ambiental da MGO Rodovias, concessionária que administra a BR-050 e o comandante da Polícia Militar Ambiental de Araguari, além do Corpo de Bombeiros de Araguari, que deu apoio e garantiu a segurança dos presentes.
Segundo o tenente Esio Oliveira Ribeiro, comandante do Pelotão de Bombeiros de Araguari, a atividade acontece uma vez por ano e o principal objetivo é repovoar o Rio Paranaíba. “Temos alguns ribeirinhos que vivem naquela região e todos os anos eles contam com o apoio das autoridades nesse trabalho de povoação do curso d'água”, afirma o militar.
Ele destaca a presença de estudantes no trabalho para criar consciência ambiental. “Queremos incentivar a pesca consciente, mostrando o tamanho correto do peixe a ser pescado e também orientando sobre o respeito à piracema (período de reprodução das espécies em que a pesca é proibida)”, acrescenta o militar.
No ano que vem, a ideia é agregar também a presença das operadoras de barragens na região, que são muito comuns ao longo do curso do Rio Paranaíba, para aumentar a quantidade de alevinos e verificar as espécies que precisam ser reintroduzidas na natureza. Além da soltura dos alevinos, a programação contou com o plantio simbólico de 120 mudas de árvore em Araguari e outras 15 na beira do rio, como forma de alertar para a necessidade de proteção das matas ciliares.
.