O número de inscrições ultrapassaram 500. Wagner Ferreira, servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e idealizador do primeiro encontro "Pedal Solidário", conta que o evento, aberto ao público, superou a expectativa. "Inicialmente, o evento foi programado para 200 pessoas", contou o servidor.
Os interessados trocaram 2kg de alimentos por um kit com camisa do evento, squeeze e plaqueta numerada. "Arrecadamos mais de 1 tonelada de alimentos", afirmou o servidor. Segundo ele, os principais objetivos do encontro são doar os alimentos para duas entidades carentes e aproximar o Poder Judiciário do cidadão de Belo Horizonte.
O grupo se concentrou às 19h ao lado do Fórum Lafayette. A partir das 20h, os ciclistas seguiram pela Avenida Augusto de Lima até a Praça Afonso Arinos e subiram a Avenida João Pinheiro em direção à Praça da Liberdade. Os ciclistas pedalaram pela Avenida do Contorno em direção à Avenida Bias Fortes e retornaram para o Bairro Barro Preto, num trecho de 10 quilômetros.
A BHTrans e a Polícia Militar (PM) orientaram os ciclistas e o trânsito.