CORREÇÃO: na sexta-feira, 10 de junho, o Instituto PUC Minas TempoClima comunicou um erro na divulgação dos dados.
O recorde de frio foi quebrado na madrugada desta quinta-feira em Minas Gerais. Às 6h, os termômetros marcaram -0,7 graus em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas Gerais. Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, esta é a menor temperatura registrada no estado desde 2000.
A temperatura chegou a -0,2 graus no povoado no mesmo horário, e às 7h o frio voltou aos -0,7.
“Está gelado até agora! O diferente é que a gente tem os pontos, a gente sabe que dá geada em certos lugares, mas hoje se espalhou mesmo. Em lugares onde não a gente não vê geada, geou”, explica Sílvia Trova Urias, da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde.
“Os carros estão completamente congelados. Foi emocionante, é até gostoso de ver. O campo de futebol branquinho”. Sílvia comenta que o distrito está com um bom movimento de turistas nesta semana e que o frio pode ser um bom atrativo das pousadas para comemorar o Dia dos Namorados.
Também foram registradas temperatura baixas em Maria da Fé, com 4 graus, e Varginha, com 9 graus.
A massa de ar polar que estava vindo de São Paulo já está sobre Minas Gerais. Em Belo Horizonte, durante a madrugada a temperatura mínima chegou aos 14 graus. Ontem, a mínima em BH foi de 17 graus. O céu continua parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima deve chegar aos 23 graus.
O calor continua no Norte de Minas, com previsão de 34 graus.
Vídeo do fotógrafo Ricardo Cozzo mostra geada na região
.