Depois de uma pesquisa nacional concluir que Belo Horizonte é a cidade onde os ciclistas mais temem o trânsito, segundo 37,8% dos entrevistados na capital mineira, a BHTrans lançou, nessa manhã, a campanha “BH tem espaço para todos. #respeiteabicicleta”.
“O motorista precisa entender que o número ciclistas em BH vai aumentar. As bicicletas são necessárias e a cidade está começando a ter uma cultura mais forte do uso delas”, disse Eveline Trevisan, coordenadora do programa Pedala BH, criado para estimular o aumento desse modal na cidade.
A capital mineira liderou o ranking entre os 10 municípios em que os pedalistas se sentem mais ameaçados pelo trânsito. Em BH, 37,8% dos entrevistados disseram que esse é o principal problema enfrentado pelos ciclistas. A média nacional foi de 22,7%.
O estudo, elaborado em 2015 e que ouviu 5.012 pessoas nas 10 cidades, faz parte do projeto Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas, uma iniciativa da Transporte Ativo, com suporte técnico do Observatório das Metrópoles e do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para divulgar a nova campanha, dezenas de ciclistas percorreram ontem 11 quilômetros na Região Centro-Sul. Dona Adriana Morandi, de 46 anos, participou da pedalada na companhia do marido, Bruno, de 52, e do filho, Bernardo, de 14. “O trânsito em BH está começando a se desenvolver com maior intensidade”, disse a mulher.