Com queda no estoque de sangue, Hemominas faz campanha no metrô de BH

Metrô de BH teve distribuição de material educativo. Hemominas alerta para queda no estoque de sangue no inverno e pede doações

Cristiane Silva
Confira mais informações sobre como ser doador de sangue (clique para ampliar) - Foto: Hemominas/Divulgação
Na véspera do Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, a Fundação Hemominas e a CBTU-BH realizaram uma campanha sobre a importância da doação, na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Hemominas, a chegada do inverno, quando há queda no número de doadores, preocupa o órgão.

Quem passou pela Estação Central do metrô nesta manhã, recebeu um informativo a campanha Espalhe Vida, Doe Sangue, com informações sobre como se tornar um doador.

Cíntia Calu, do setor de Captação do Hemominas em Belo Horizonte, explica que a data acaba sendo estratégica porque coincide com o início do frio, quando o número de doações diminui. “(Atualmente) temos queda de 40% nos negativos e positivos em torno de 20%. Pensando num estado com a chegada de frio, e acidentes que não param de acontecer nas estradas, é uma queda considerável”, explica. Segundo Cíntia, com o frio vem o aumento de doenças sazonais, como resfriados, e as pessoas deixam de doar. Assim, ela reforça que quem estiver saudável deve procurar o hemocentro mais próximo e doar.


Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Mais informações estão disponíveis no número 155, opção 8 ou no site  www.hemominas.mg.gov.br..