As adolescentes grávidas em cumprimento de medidas socioeducativas em centros de internação em Minas Gerais terão espaço adequado para cuidar de seus bebês nos primeiros meses de vida. Foram inauguradas nesta segunda-feira as instalações especiais do Centro Socioeducativo São Jerônimo, no Instituto Agronômico, Leste de Belo Horizonte.
Batizado de “Espaço Mamãe-Bebê”, a iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e o Judiciário mineiro. A Seds se encarregou da reforma das instalações e pelo suprimento de materiais como fraldas, roupas de bebê, roupas de cama e banho e de higiene das crianças. Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais adquiriu os berços, as camas, televisão e poltronas para amamentação.
No novo espaço, as adolescentes em cumprimento de medida poderão cuidar dos filhos até que completem seis meses de vida. Esse tipo de instalação já é oferecido a detentas adultas no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade (CGPL), em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. (RB)