Os moradores de Belo Horizonte devem preparar o casaco para enfrentar o frio nesta terça-feira. Depois de marcar o recorde de temperatura com 8,9 graus durante a manhã, sendo que a sensação térmica atingiu -5ºC, no Cercadinho, na Região Oeste, a tarde a temperatura vai atingir, no máximo, 23 ºC, segundo o instituto de meteorologia PUC Minas TempoClima . Porém, a tendência é de queda durante a noite. Na madrugada de quarta-feira os termômetros vão marcar entre 10º C e 12ºC.
Por volta das 13h, os termômetros marcavam 21ºC. Mesmo assim, a previsão é de aumentar durante a tarde. “Hoje a temperatura máxima vai ficar em torno de 22ºC e 23ºC. Durante a noite, a partir das 18h, a temperatura deve ficar em torno de 18ºC, e vai caindo gradativamente, podendo chegar a 15ºC e 14ºC por volta das 21h”, explica o meteorologista Eriberto dos Anjos, do instituto PUC Minas TempoClima.
Com os ventos fortes, a sensação de frio vai ser ainda maior. “O ar está muito seco e com a massa de ar polar atuando, vai ficar muito incômodo por causa dos ventos. Mesmo sem muita intensidade, aumenta a sensação térmica. A madrugada de quarta-feira, ainda será de muito frio, mas na quinta-feira, deve ser com menos intensidade. “Durante a madrugada ainda devemos ter baixas temperaturas, com a mínima variando entre 10ºC e 12ºC. A massa de ar polar está perdendo força, mas ainda vai deixar as temperaturas baixas na quinta-feira”, afirma o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O tempo permanece estável, sem previsão de chuva nos próximos dias. Isso porque a massa que atua sobre Minas Gerais tem como característica inibir a formação de nuvens de chuva. As chances de chuva fraca são maiores somente no Leste mineiro em função dos ventos úmidos oriundos do mar.
Temperaturas variam no Estado
O interior de Minas Gerais vive situações distintas. Enquanto no Sul do Estado, Maria da Fé, registrou recorde de frio na manhã desta terça-feira, com mínima de -3,7ºC graus, a menor temperatura do ano, na Região Noroeste e Norte, os termômetros ainda marcam números altos. Nessa segunda-feira, São Romão, atingiu 31,8ºC. Outras cidades, como Unaí, teve 31ºC, Mocabinho, 30.8ºC, Montes Claros, 27ºC. “Hoje, deve continuar neste mesmo patamar. Algumas cidades devem superar os 30ºC”, diz Luiz Ladeia.
Segundo o Inmet, outros municípios, além Maria da Fé, tiveram temperaturas negativas nesta terça-feira. Em Monte Verde, os termômetros marcaram -3,1ºC, Passa Quatro foi -0,9ºC, Caldas, -0,5ºC, e São Lourenço, -0,8ºC. Outras se aproximaram da marca, como Machado, com 2,7ºC, São João Del Rey, com 6ºC, Varginha com 6,7 ºC, Barbacena, com 6,5ºC, Lavras e Ouro Branco, com 7,3ºC.