Temperatura em Maria da Fé vai a -3,7ºC em nova medição e cidade registra recorde de frio

A cidade superou Monte Verde, distrito de Camanducaia, na mesma região, que também teve números negativos, atingindo -3,1ºC

João Henrique do Vale
Geadas mudaram a paisagem em Maria da Fé nesta terça-feira - Foto: Joel Gonçalves dos Santos

A cidade que registrou a menor temperatura em Minas Gerais nesta terça-feira foi Maria da Fé, na Região Sul de Minas Gerais. Os termômetros marcaram -3,7 ºC no município nesta manhã, superando Monte Verde, distrito de Camanducaia, na mesma região, que também teve números negativos, atingindo -3,1ºC. Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a estação automática tinha registrado -2,1ºC, porém, ao verificar a estação convencional, foi constado o valor de -3,7ºC. Sendo assim, Maria da Fé bateu o recorde de menor temperatura do ano no estado. A menor temperatura registrada em Minas na história foi na cidade, em 7 de julho de 1981, quando os termômetros marcaram -8,4ºC.

As baixas temperaturas na Região Sul de Minas Gerais já duram mais de quatro dias, batendo recordes seguidos de frio. Desde o fim de semana, os termômetros de Monte Verde vêm marcando temperaturas negativas. Nesta segunda, o distrito já havia registrado a menor temperatura do estado, com -2,9 graus.
A situação deve continuar desse jeito por causa da atuação da massa de ar polar, que está intensa. Há previsão de formação de geada, sem chuvas.



Segundo o Inmet, outros municípios tiveram temperaturas negativas nesta terça-feira. Em Passa Quatro, os termômetros marcaram -0,9ºC, Caldas, -0,5ºC, e São Lourenço, -0,8ºC. Outras se aproximaram da marca, como Machado, com 2,7ºC, São João Del Rey, com 6ºC, Varginha com 6,7ºC, Barbacena, com 6,5ºC, Lavras e Ouro Branco, com 7,3ºC.

Em contrapartida, algumas regiões de Minas ainda não sofrem com o frio. Na Região Noroeste e Norte, os termômetros marcam números altos. Nessa segunda-feira, São Romão atingiu 31,8ºC.  Unaí teve temperatura de 31ºC, Mocabinho, 30.8ºC, Montes Claros, 27ºC. “Hoje, deve continuar nesse mesmo patamar. Algumas cidades devem superar os 30ºC”, diz o meteorologista Luiz Ladeia, do Inmet.

Belo Horizonte atingiu a menor temperatura do ano nesta terça-feira - Foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press

Belo Horizonte

Os moradores de Belo Horizonte devem preparar o casaco para enfrentar o frio nesta terça-feira. Depois de marcar o recorde de temperatura com 8,9 graus durante a manhã, sendo que a sensação térmica atingiu -5ºC, no Cercadinho, na Região Oeste, à tarde a temperatura vai atingir, no máximo, 23ºC, segundo o instituto de meteorologia PUC Minas TempoClima. A tendência é de queda durante a noite. Na madrugada de quarta-feira, os termômetros vão marcar entre 10ºC e 12ºC.


“Hoje a temperatura máxima vai ficar em torno de 22ºC e 23ºC. Durante a noite, à partir das 18h, a temperatura deve ficar em torno de 18ºC, e vai caindo gradativamente, podendo chegar a 15ºC e 14ºC por volta das 21h”, prevê o meteorologista Eriberto dos Anjos, do instituto PUC Minas TempoClima. (RB).