As mudanças no Barro Preto já se iniciam nesta quarta-feira. A Rua Uberaba vai passar a ser mão única entre as ruas Alvarenga Peixoto e Gonçalves Dias, neste sentido. No cruzamento entre as Avenidas do Contorno e Rua Gonçalves Dias, será implantado um sinal para os pedestres. Faixas de pedestres serão reposicionadas para, segundo a BHTrans, aumentar a segurança e a acessibilidade na região.
Enquanto a situação no Barro Preto está resolvida, há impasse em outros pontos da cidade.
A medida, antecipada pelo Estado de Minas em julho, vai transferir o trânsito do quarteirão da Cláudio Manoel entre Piauí e Afonso Pena para o quarteirão da Piauí entre Cláudio Manoel e Getúlio Vargas, obrigando os motoristas que descem o tradicional trecho da Cláudio Manoel a entrar à direita ou à esquerda na Piauí. O grosso do fluxo vai continuar pela Piauí à direita até a Getúlio Vargas, onde haverá um semáforo para entrar à esquerda e seguir pela avenida em direção à Savassi ou descer a Afonso Pena à direita rumo ao Centro da capital. O único movimento que não será mais permitido com a mudança é a possibilidade existente hoje de descer a Cláudio Manoel e subir a Afonso Pena, entrando à esquerda no semáforo da Praça ABC.
Segundo a BHTrans, o problema enfrentado com o licenciamento é que a empresa identificou a necessidade de abrir o canteiro central da Getúlio Vargas, o que implica, obrigatoriamente, a retirada de pelo menos uma árvore do trecho. Essa situação a obrigou solicitar uma licença ambiental, o que vem atrasando o processo.(RB).