A principal intervenção no Barro Preto mexe no fluxo da Rua Uberaba. O quarteirão entre as ruas Alvarenga Peixoto e Gonçalves Dias deixa de ser mão dupla e passa a operar em mão única nesse sentido. Com isso, passa a ser proibido chegar na Alvarenga Peixoto e acessar a Contorno pela Uberaba, movimento bem conhecido na cidade para seguir aos bairros Prado ou Gutierrez, Oeste da cidade. Agora, essa possibilidade passa para a Gonçalves Dias.
“Com essa mudança, vamos mexer em duas situações importantes. A primeira é reduzir uma das três chegadas que ainda operavam no cruzamento da Alvarenga Peixoto com Uberaba para acessar a Contorno, cruzamento que tinha problemas”, afirma o superintendente. A segunda é o aumento da segurança para os pedestres com a implantação de faixas de travessia e de um semáforo no cruzamento de Uberaba e Gonçalves Dias. “Esse ponto tem uma demanda muito grande dos pedestres, por conta dos hospitais e também da nova construção do governo do estado que abriga a Sala Minas Gerais”, completa Ladeira.
REPERCUSSÃO Com a sinalização temporária feita com cones e placas de apoio, junto com o transtorno causado pelas obras, o cenário ontem foi de confusão. Muita gente ainda entrou na contramão da Uberaba apesar das placas e presença dos agentes de trânsito. Mesmo assim, motoristas ouvidos pela reportagem disseram que a medida tem potencial para melhorar um gargalo antigo do Barro Preto. “Acredito que acessar a Contorno pela Gonçalves Dias vai ser melhor. Pela Alvarenga Peixoto era muito estranho, vinha carro de três lugares disputando espaço”, afirmou o engenheiro José Messias, de 62 anos.
A professora Maria Neide Amorim Machado, de 69, disse que os engenheiros da BHTrans devem ter um bom motivo para fazer a mudança, que certamente foi pensada para melhorar a vida das pessoas. “Acho que eles não vão gastar dinheiro para fazer uma coisa errada e por isso deve ficar melhor”, afirmou. O médico Tanner José Arantes Borges, de 66, conhece bem a rotina da região como motorista e também como pedestre e avalia que essa mudança era uma demanda antiga. “Há muito tempo que precisamos dessa mexida, principalmente para o pedestre, que agora vai ganhar faixa e sinal”, comentou.
NOVAS MUDANÇAS Apesar de ainda não ter uma data oficial, a próxima mudança prevista pelo Mobicentro será no cruzamento das avenidas Amazonas e Barbacena, no Santo Agostinho. A ideia da BHTrans é fazer com que os pedestres ganhem mais tempo nessa intercessão, jogando a passagem dos carros para dentro da praça que existe no local e reconfigurando o espaço.
Enquanto isso... Praça ABC espera licença
A BHTrans afirma que já há um sinal verde da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para as mudanças de trânsito na região da Praça ABC, do Bairro Funcionários, Centro-Sul de BH. A principal modificação é a proibição do fluxo direto pela Rua Cláudio Manoel até o cruzamento com as avenidas Getúlio Vargas e Afonso Pena, desviando o tráfego para a Rua Piauí e Avenida Getúlio Vargas. Porém, para que a licença ambiental da alteração seja emitida, ainda faltam detalhes da compensação, já que pelo menos uma árvore terá que ser removida do canteiro central da Getúlio Vargas, além de um jardim na Rua Piauí.