A principal intervenção no Barro Preto mexe no fluxo da Rua Uberaba. O quarteirão entre as ruas Alvarenga Peixoto e Gonçalves Dias deixa de ser mão dupla e passa a operar em mão única nesse sentido. Com isso, passa a ser proibido chegar na Alvarenga Peixoto e acessar a Contorno pela Uberaba, movimento bem conhecido na cidade para seguir aos bairros Prado ou Gutierrez, Oeste da cidade. Agora, essa possibilidade passa para a Gonçalves Dias. Basta descer a rua para entrar à esquerda na Contorno ou atravessar e pegar a Rua Lagoa Dourada em direção ao Prado. A previsão do superintendente de Implantação e Manutenções da BHTrans, José Carlos Ladeira, é que as intervenções físicas para ajeitar o tráfego fiquem prontas em 10 dias, como a construção de extensões de calçadas, ilhas e pintura definitiva.
“Com essa mudança, vamos mexer em duas situações importantes. A primeira é reduzir uma das três chegadas que ainda operavam no cruzamento da Alvarenga Peixoto com Uberaba para acessar a Contorno, cruzamento que tinha problemas”, afirma o superintendente. A segunda é o aumento da segurança para os pedestres com a implantação de faixas de travessia e de um semáforo no cruzamento de Uberaba e Gonçalves Dias. “Esse ponto tem uma demanda muito grande dos pedestres, por conta dos hospitais e também da nova construção do governo do estado que abriga a Sala Minas Gerais”, completa Ladeira.
REPERCUSSÃO Com a sinalização temporária feita com cones e placas de apoio, junto com o transtorno causado pelas obras, o cenário ontem foi de confusão. Muita gente ainda entrou na contramão da Uberaba apesar das placas e presença dos agentes de trânsito. Mesmo assim, motoristas ouvidos pela reportagem disseram que a medida tem potencial para melhorar um gargalo antigo do Barro Preto. “Acredito que acessar a Contorno pela Gonçalves Dias vai ser melhor. Pela Alvarenga Peixoto era muito estranho, vinha carro de três lugares disputando espaço”, afirmou o engenheiro José Messias, de 62 anos.
A professora Maria Neide Amorim Machado, de 69, disse que os engenheiros da BHTrans devem ter um bom motivo para fazer a mudança, que certamente foi pensada para melhorar a vida das pessoas. “Acho que eles não vão gastar dinheiro para fazer uma coisa errada e por isso deve ficar melhor”, afirmou. O médico Tanner José Arantes Borges, de 66, conhece bem a rotina da região como motorista e também como pedestre e avalia que essa mudança era uma demanda antiga. “Há muito tempo que precisamos dessa mexida, principalmente para o pedestre, que agora vai ganhar faixa e sinal”, comentou.
NOVAS MUDANÇAS Apesar de ainda não ter uma data oficial, a próxima mudança prevista pelo Mobicentro será no cruzamento das avenidas Amazonas e Barbacena, no Santo Agostinho. A ideia da BHTrans é fazer com que os pedestres ganhem mais tempo nessa intercessão, jogando a passagem dos carros para dentro da praça que existe no local e reconfigurando o espaço. Dessa forma, os carros poderiam acessar a Amazonas quase que por uma via interna, sem a necessidade de criar mais uma aproximação para os pedestres. “Ainda estamos avaliando como será o impacto na Rua Araguari”, diz José Carlos Ladeira. Uma das possibilidades é que ela deixe de atravessar a Amazonas, desviando o fluxo para Barbacena, Amazonas e de volta na Araguari à esquerda, mas, segundo a BHTrans, ainda não houve essa definição.
Enquanto isso... Praça ABC espera licença