(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sensação térmica ficará abaixo dos 11ºC em Belo Horizonte nos próximos dias

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta nesta sexta-feira por causa das baixas temperaturas. Frio permanece, ao menos, até terça-feira


postado em 17/06/2016 14:49

Nesta sexta-feira, a temperatura mínima em BH foi de 10ºC(foto: Euler Júnior/EM/D.A.Press)
Nesta sexta-feira, a temperatura mínima em BH foi de 10ºC (foto: Euler Júnior/EM/D.A.Press)

Moradores de Belo Horizonte podem se preparar com o frio até a próxima terça-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta nesta sexta-feira por causa das baixas temperaturas. Segundo o órgão, os termômetros devem marcar 11ºC no amanhecer. Com a atuação dos ventos, a sensação términa será ainda menor. O inverno, que começa na segunda-feira, será com temperaturas abaixo da média histórica em algumas regiões de Minas Gerais.

O clima permanece estável em Belo Horizonte e na região metropolitana durante o fim de semana, com temperaturas em ligeira elevação devido a dispersão da massa de ar frio. Na manhã desta sexta, os termômetros marcaram mínima de 10 graus e máxima deve chegar aos 25 graus na capital mineira. Apesar do frio, o céu permanece claro e com sol.

Segundo a PUC Minas TempoClima, o enfraquecimento da massa de ar polar é refletido no Sul de Minas, que registrou as menores temperaturas. As mínimas no estado são de 4,8 graus em Caldas, 4,5 graus em Monte Verde, 5,9 graus em Maria da Fé e 9 graus em Passa Quatro.

A tendência no estado para o fim de semana é de temperaturas em elevação à tarde, com clima mais ameno na madrugada e manhã. No entanto, a umidade relativa do ar deve ficar baixa, entre 30% e 35% entre as 14h e 15h. Quem tem doenças respiratórias precisa redobrar os cuidados. Não há previsão de chuva em Minas Gerais.

Inverno

Com o deslocamento da massa de ar polar, o inverno, que começa às 19h34 de segunda-feira, promete ser gelado em algumas regiões. “Principalmente em julho e agosto, as temperaturas devem ficar acima da média nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Triângulo e abaixo nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na Zona da Mata. Nas demais regiões, as temperaturas ficam dentro da média para o período”, explica o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig. Nevoeiros e geadas podem acontecer no período principalmente nas primeiras horas do dia.

Segundo o meteorologista, por causa da redução de chuvas, a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 20 %, principalmente no Triângulo, Oeste, Centro e Norte de Minas. O índice é considerado situação de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pode trazer riscos a saúde. Por causa disso, a população tem que tomar alguns cuidados. Em julho, podemos ter a inversão térmica. O fenômeno se forma quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima. Isso impede que os poluentes se espalhem, o que piora a qualidade do ar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)