Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira, a obra de Oscar Niemeyer será avaliada às 9h (horário de Brasília) de 15 de julho em Istambul, na Turquia. No período de 10 a 20 de julho, os 21 integrantes do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco vão se reunir para analisar uma extensa pauta. O conjunto seria analisado no dia 20. “A expectativa é a melhor possível”, comenta Oliveira. Ele diz que a Unesco já solicitou os nomes das pessoas que vão acompanhar a votação em Istambul.
Leônidas Oliveira também destaca que no mesmo dia da apreciação do conjunto arquitetônico da Pampulha o comitê vai analisar a candidatura a patrimônio cultural de toda a obra de Le Courbusier, considerado pai da arquitetura moderna e grande influenciador da obra de Niemeyer, que teve contato com o trabalho do suíço em 1929, quando ele esteve no Rio de Janeiro.
Para o presidente da FMC, é singular que dois ícones da arquitetura moderna sejam julgados no mesmo dia. “Isso vai nos render muitos estudos, vai render muita divulgação mundial”, comenta. .