O lançamento de lixo e entulho em lotes vagos e áreas públicas é um problema antigo em Montes Claros, na Região Norte de Minas. Com o desrespeito, terrenos estão sendo transformados em verdadeiros lixões a céu aberto, tanto na periferia quanto na Região Central, e até em bairros de classe média/alta da cidade. Em uma iniciativa inédita, a prefeitura decidiu recorrer à tecnologia de comunicação digital, com o uso do aplicativo WhatsApp, para resolver o problema crônico. Foi disponibilizado um número pelo qual cidadãos poderão enviar fotos e vídeos pelo aplicativo, denunciando o lançamento de lixo em locais inadequados para a tomada de providências contra os "sujões".
“Com o whatsApp, os próprios moradores vão virar os vigilantes da limpeza pública. Eles poderão enviar fotos e vídeos, com registros de flagrantes de pessoas jogando lixo e entulho em locais indevidos. A partir daí, com agilidade, vamos tomar medidas contra aqueles que fazem isso”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros, Fabiano Oliveira. O secretário ressalta que o município enfrenta uma grande barreira para punir as pessoas que jogam entulho e lixo em terrenos públicos, pela dificuldade de conseguir flagrantes. “Muitas vezes, só tomamos conhecimento dos casos com atraso.
Fabiano Oliveira disse que o aplicativo também servirá para a população encaminhar vídeos e fotos sobre outro problema crônico em Montes Claros: cavalos soltos nas ruas por carroceiros. Segundo ele, basta que qualquer morador informe onde os animais estão soltos para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos providenciar o recolhimento. “Hoje, muitas vezes, as pessoas ligam para a secretaria e denunciam o problema. Mas, quando chegamos ao local indicado, não encontramos mais os cavalos”, relata.
O mesmo canal de comunicação poderá ser usado para os moradores fazerem reclamações a respeito de outras questões, como falhas e atrasos na coleta de lixo e na varrição, e denunciar a ocupação irregular de calçadas com cadeiras e mesas por barzinhos, em desrespeito ao Código de Posturas.
As mensagens podem ser enviadas ao número (38) 9 8453 6528. O canal de comunicação do aplicativo funciona com o uso de um computador que permite que as sugestões e denúncias sejam encaminhadas para os diferentes setores da SSU e da Prefeitura, visando a rapidez na tomada de providências.
Fabiano Oliveira informou que as medidas serão adotadas durante os dias de funcionamento da SSU durante a semana. Mas, nos fins de semana, a Secretaria de Serviços Urbanos terá um funcionário que ficará de plantão para receber e registrar as reclamações.
(RG)
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