(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Artista plástica dedica sua vida a incentivar a leitura em praças públicas de BH

Há seis anos, Estella Cruzmel promove feiras de livros e doações de exemplares em espaços públicos. Sucesso é tanto que ela manda livros para brasileiros nos Estados Unidos


postado em 20/06/2016 20:38 / atualizado em 20/06/2016 22:34


O amor pelos livros mudou a vida da artista plástica belo-horizontina Estella Cruzmel, de 65 anos. Há seis anos, ela dedica totalmente a sua vida a incentivar a leitura em praças da capital e a fazer doações, deixando exemplares em bancos públicos para que sejam apanhados e lidos.

As crianças se divertem lendo e escutando histórias infantis(foto: Pedro Ferreira)
As crianças se divertem lendo e escutando histórias infantis (foto: Pedro Ferreira)
O projeto, batizado de Santa Leitura, fez tanto sucesso que há três anos Estella criou uma espécie de “sucursal” na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde a filha dela mora e também oferece livros para centenas de brasileiros. “Temos um espaço permanente em um restaurante da Carolina do Sul e atendemos muitos brasileiros. Os livros são todos envidados do Brasil”, disse ela.

Estella diz respirar livros desde a hora em que acorda até quando volta para a cama. Ela conta que tudo começou em 2010, no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste da capital, nos fundos de uma loja de moda feminina que ela tinha. “Quando fechei a loja, eram mais de 4 mil livros e eu senti a necessidade de incentivar a leitura. Eu vi que as pessoas gostam de ler, mas, às vezes, não têm acesso aos livros, por eles serem caros demais”, disse Estella.

Todo terceiro domingo do mês, desde 2012, Estella promove o Santa Leitura na Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, Região Leste. “A gente não empresta, não vende e não troca livros nessa feira. As pessoas têm que ler o livro no local. A pessoa chega e pega o livro. O livro fica disponível na praça e há um encontro da família. O principal objetivo, além de incentivar a leitura, é integrar as famílias”, disse Estella.

Já no Bairro Floresta, também na Região Leste, todos os dias Estella faz doação de 10 livros na Praça Salvador Morici, que fica entre a Rua Silva Jardim e Avenida do Contorno, e deixa mais 10 exemplares sobre os bancos de outra pracinha em frente ao Colégio Barão de Macaúbas, na Avenida Assis Chateaubriand.

O Santa Leitura também atende crianças carentes do Bairro Taquaril, na Região Leste, onde todo segundo domingo do mês a artista plástica vai com uma irmã de caridade promover leituras. “A gente lê para as crianças e elas leem para outras crianças. Lá também fazemos doações de livros”, disse Estella.

 

O projeto de Estella sobrevive graças às doações de livros. Por mês, ela recebe até 2,5 mil livros de sebos do Edifício Maletta, no Centro. “Volto para casa renovada. O meu trabalho tem dado muitos frutos. Tem crianças que ficam horas lendo na praça. É muito gratificante”, disse Estella, orgulhosa do seu trabalho. Domingo passado, ela ofereceu café da manhã aos leitores da Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza.

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)